quarta-feira, 29 de setembro de 2021

CRIANDO ITENS MÁGICOS

Para criar itens mágicos, os conjuradores usam talentos especiais. Eles investem tempo, dinheiro e sua própria energia mágica no processo. Note que todos os itens possuem pré-requisitos em suas descrições. Eles devem ser satisfeitos para que o item seja criado. Na maioria das vezes, assumem a forma de magias que devem ser conhecidas pelo criador do item (embora seja permitido o acesso através de outro item mágico ou conjurador). Embora os custos de criação sejam detalhados em outro lugar, observe que normalmente os dois fatores primários são o nível de conjurador do criador e o nível da(s) magia(s) colocada(s) no item. Um personagem pode criar um item com um nível de conjurador inferior ao seu, mas jamais pode reduzir o nível mínimo necessário para conjurar a magia necessária. Por exemplo, um mago de 15º nível pode criar uma varinha de bola de fogo com nível de conjurador 10, ou mesmo 5 (o mínimo necessário para a magia de 3º nível bola de fogo). Ao fazer isso, a bola de fogo seria sempre tratada como se o conjurador fosse do nível mais baixo especificado (para determinação de dano, alcance, e assim por diante). Usando talentos metamágicos, um conjurador pode imbuir magias de um nível mais alto que o normal no item. Por exemplo, um conjurador poderia elevar o nível de uma magia para aumentar sua eficácia, ou acelerá-la para que seja usada como uma ação livre, colocando-a no item com o nível mais alto da metamagia.

Custo de um item Mágico qualquer: Um personagem conjurador de qualquer classe que crie um item mágico deve gastar peças de ouro referente ao item que ele decida fazer de acordo com a tabela abaixo:

Exemplo: Alicia é uma maga de 10º nível e cria uma bota de saltar. Um item mágico relativamente comum. Como a magia de saltar é de 1º nível [Arcano] então na tabela abaixo: Alicia gasta 10.000 peças de ouro para encantar a bota, além dos pré-requisitos de talentos para tal finalidade. Todo item mágico deve ser um item obra-prima (mesmo sendo uma bota) então o custo aumenta 300 peças de ouro mais o valor do item comum.

Lembre-se: Não existe penalidades de perda de experiência ou custo maior de peças de ouro na fabricação de um item superior ao mínimo da conjuração da magia colocado no item. Isso significa, que se Alicia uma maga de 10º nível aumentar a conjuração ao máximo na criação do item mágico, o custo da bota será o mesmo do mínimo de sua criação (10.000 PO) mais os valores adicionais do material obra-prima e do custo normal da bota que deve ser adicionado (na sua criação).

 NOTA: O esforço do personagem ao passar por tantos perigos e obstáculos para chegar no nível que está já é considerado uma dificuldade e por isso, não há necessidade de perda de XP ou penalizar o conjurador, criando dificuldades para que não possa usar o máximo de seu poder num item mágico criado por ele.  

Magias

Magia/Nível

Custo

10.000 PO

20.000 PO

30.000 PO

40.000 PO

50.000 PO

60.000 PO

70.000 PO

80.000 PO

90.000 PO

10°

100.000 PO

11°

110.000 PO

12°

120.000 PO


O TEMPO DE UM ITEM MÁGICO CRIANDO

Todo item criado terá um tempo pré-determinado de acordo com o nível de conjurador. Quanto maior o nível do conjurador mais tempo ele gastará para finalizar qualquer projeto mágico (independentemente do tamanho do item). Como não existe penalizações de XP para criar um item mágico e nem custo adicional para maximizar o poder do item de acordo com o nível de conjurador, o tempo será o único obstáculo para finalização de qualquer projeto mágico.

Exemplo: Alicia é uma maga de 10º nível e cria uma bota de saltar. Um item mágico relativamente comum. Como a magia de saltar é de 1º nível [Arcano] a maga poderá criar o item com o poder máximo de seu nível, com o mínimo do poder de seu nível ou em qualquer nível de poder de sua conjuração de acordo com seu nível [o conjurador nunca poderá exceder o nível máximo da magia da criação do item e nem o mínimo exigido da criação do item]. Mas para cada nível acrescente um dia há mais na sua criação.

Uma bota de Saltar no 1º nível dura 1 dia, essa mesma bota se for encantada até 5º nível ganhará um bônus de +20 em Saltar e durará 5 dias (para ser fabricada). Se Alicia usar o poder máximo de sua magia de Saltar pelo nível que ela se encontra 10º nível a bota ganhará +30 em Saltar e será feita em 9 dias.  

Lembre-se: Duas ou mais magias num único item aumenta esse tempo. Exemplo, saltar e velocidade na mesma bota.

OBRAS-PRIMAS

Itens obras-primas são itens extraordinariamente bem-feitos. São mais caros, mas concedem o benefício da qualidade superior, não são mágicos, mas apenas as obras-primas podem ser melhoradas para se tornarem itens mágicos (itens que não sejam armas ou armaduras podem ser obras-primas ou não).

Lembre-se: Uma bota, colar, luva, manto, gema etc. deve ser um item obra-prima pra ser encantado com magia (incluindo armas, escudos e armaduras).

 VENDENDO UM ITEM MÁGICO

Considere qualquer item mágico com 60% acima do valor de custo. Os conjuradores gastam muito tempo, dinheiro e energia criando tais itens e são mesquinhos e egocêntricos ao ponto de taxarem tais itens com valores muito mais absurdos! Mas para regra de jogo qualquer item mágico construído será 60% mais caro.

 Exemplo: Alicia uma maga de 10º nível criou uma bota com o máximo do seu poder de conjurador e por isso, o custo da bota é 10.000 PO + 300 PO (OP) + 1 PO (Bota do Aventureiro). O preço de Mercado será 16.482 PO.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVRO DOS MONSTROS - Gnomo Dourado