Os maduks são homens-macacos inteligentes capazes de criar cidades e fortificações com extrema engenhosidade. Maduks são honrados entre os seus e prezam pela sua família com a mesma devoção que um clérigo ama seu deus. Mas os maduks costumam ser indiferentes a outras raças e dificilmente costumam criar vínculos (exceto maduks aventureiros). Os maduks prezam pela sua hegemonia no mundo e sua filosofia de vida é dominar antes de serem dominados, mas apesar disso não costumam sair de seus lares, em busca da dominação alheia (exceto se outras raças invadirem seus territórios).
Personalidades: Os maduks são uma espécie antissocial e territorialista que costumam atacar quando se sentem ameaçados ou desafiados.
Normalmente vivem isolados no seu próprio mundo e costumam ignorar os aliados da mesma forma que dificilmente pediriam ajuda para esses mesmos aliados, quando em perigo. Ficar isolado não significa que são covardes ou ficam acomodados com a sua situação no mundo que vivem.
Os maduks são guerreiros ferozes que agem por impulso e no calor da emoção são extremamente violentos. Nesse estado costumam ser vingativos, rancorosos e extremante arrogantes. Buscam a conquista de mais territórios e a expansão de suas terras com o intuito de destruir o inimigo que invadiu a sua morada.
Descrição Física: Maduks são homens-macacos. Em geral são altos e fortes, ao mesmo tempo ágeis e rápidos chegando ao máximo a 1,80 m de altura e seu peso varia entre 70 e 120 kg. Mas podem ser ainda mais pesados chegando a 275 kg. As fêmeas costumam ser mais baixas e mais leves que os machos, possuindo uma postura mais graciosa. Costumam usar roupas leves e que deixem seus movimentos livres.
Apesar de serem altos não costumam andar totalmente eretos (curvados) e muitas vezes andam colocando as mãos no chão. Um maduk possui pelos por todo corpo, geralmente costuma ser negro, marrom ou malhado. Maduks com pelos cinzas (claro) ou brancos são raros. Seus pés costumam ser mais longos que os pés normais e possuem tanta firmeza para se agarrar do que se usassem as mãos. Maduks não possuem rabos.
Um maduk atinge a idade adulta aos 19 anos e pode viver até 180 anos.
Relações: São receptivos apenas com os seus. Maduks geralmente são arrogantes no primeiro contato com outras raças e sempre usarão de força para medir a coragem daqueles que se aproximam de suas casas, aldeias, vilas e cidades. Geralmente a força exigida não é um combate, mas a intimidação no olhar, postura e na fala. Essa postura mais agressiva costuma gerar conflitos. Mas se nesse primeiro contato, a raça que interage com esse povo agir com humildade não será agredido no primeiro momento, mas o risco do conflito armado é iminente para indivíduos que aceitam o desafio de intimidação.
Tendência: Maduks costumam ser caóticos. Respeitam apenas a lei do seu próprio povo, mesmo assim, é difícil segui-la porque são curiosos por natureza e sentem uma grande aversão quando são mandados por uma autoridade local. Mas são compelidos a segui-la para não serem expulsos de sua terra (exílio). Maduks possuem a necessidade de viver em grupos (que pertençam a sua própria espécie), o isolamento para um Maduk não é tão diferente do que a morte, mas em alguns casos outros clãs se formaram a partir do exílio de um único membro dessa raça.
Terra dos Maduks: No coração da floresta os maduks vivem em harmonia com a natureza. A cidade de um maduk não é tão diferente do que uma cidade élfica. As árvores são a morada desse povo que constroem casas, pontes e escadas. Maduks gostam de lugares altos e de difícil acesso, já que, são escaladores natos e não se intimidam com a dificuldade de uma longa escalada ou obstáculo. Aventureiros poderão encontrar maduks em montanhas (cavernas), do alto de cidadelas e em lugares que dificilmente um humano conseguiria viver e resistir.
Religião: Não são ligados aos deuses, mas acreditam na sua força e poder. Quando um maduk clama por um deus costuma fazer sozinho, com respeito reza pedindo a benção para seu clã prosperar acima dos outros clãs (maduks) e livramento das ameaças externas que o cercam. Tudo sem muito alarde ou grandes festejos. Normalmente um maduk segue deuses da natureza.
Idioma:
Nomes:
Aventuras:
Descrição Física: Maduks são homens-macacos. Em geral são altos e fortes, ao mesmo tempo ágeis e rápidos chegando ao máximo a 1,80 m de altura e seu peso varia entre 70 e 120 kg. Mas podem ser ainda mais pesados chegando a 275 kg. As fêmeas costumam ser mais baixas e mais leves que os machos, possuindo uma postura mais graciosa. Costumam usar roupas leves e que deixem seus movimentos livres.
Apesar de serem altos não costumam andar totalmente eretos (curvados) e muitas vezes andam colocando as mãos no chão. Um maduk possui pelos por todo corpo, geralmente costuma ser negro, marrom ou malhado. Maduks com pelos cinzas (claro) ou brancos são raros. Seus pés costumam ser mais longos que os pés normais e possuem tanta firmeza para se agarrar do que se usassem as mãos. Maduks não possuem rabos.
Um maduk atinge a idade adulta aos 19 anos e pode viver até 180 anos.
Relações: São receptivos apenas com os seus. Maduks geralmente são arrogantes no primeiro contato com outras raças e sempre usarão de força para medir a coragem daqueles que se aproximam de suas casas, aldeias, vilas e cidades. Geralmente a força exigida não é um combate, mas a intimidação no olhar, postura e na fala. Essa postura mais agressiva costuma gerar conflitos. Mas se nesse primeiro contato, a raça que interage com esse povo agir com humildade não será agredido no primeiro momento, mas o risco do conflito armado é iminente para indivíduos que aceitam o desafio de intimidação.
Tendência: Maduks costumam ser caóticos. Respeitam apenas a lei do seu próprio povo, mesmo assim, é difícil segui-la porque são curiosos por natureza e sentem uma grande aversão quando são mandados por uma autoridade local. Mas são compelidos a segui-la para não serem expulsos de sua terra (exílio). Maduks possuem a necessidade de viver em grupos (que pertençam a sua própria espécie), o isolamento para um Maduk não é tão diferente do que a morte, mas em alguns casos outros clãs se formaram a partir do exílio de um único membro dessa raça.
Terra dos Maduks: No coração da floresta os maduks vivem em harmonia com a natureza. A cidade de um maduk não é tão diferente do que uma cidade élfica. As árvores são a morada desse povo que constroem casas, pontes e escadas. Maduks gostam de lugares altos e de difícil acesso, já que, são escaladores natos e não se intimidam com a dificuldade de uma longa escalada ou obstáculo. Aventureiros poderão encontrar maduks em montanhas (cavernas), do alto de cidadelas e em lugares que dificilmente um humano conseguiria viver e resistir.
Religião: Não são ligados aos deuses, mas acreditam na sua força e poder. Quando um maduk clama por um deus costuma fazer sozinho, com respeito reza pedindo a benção para seu clã prosperar acima dos outros clãs (maduks) e livramento das ameaças externas que o cercam. Tudo sem muito alarde ou grandes festejos. Normalmente um maduk segue deuses da natureza.
Idioma:
Nomes:
Aventuras:
TRAÇOS RACIAIS
- Bônus Racial: +1 Força e +2 Destreza
- Deslocamento Básico: 9 m
- Deslocamento Escalador: 6 m
- Terrestre/Escalador: Maduks recebem +8 de bônus racial nos testes de Escalar e aplicam o seu modificador de Força ou Destreza, o que for maior, nesta perícia. Sempre podem escolher 10 nos teste de Escalar, mesmo quando estão com pressa ou ameaçados. Se o maduk executar uma escalada acelerada (veja a perícia Escala do Livro Contos de Terra das Cinzas), ele se movimenta com deslocamento 9 m e realiza um único teste de escalar a cada rodada, com -5 de penalidade.
- Visão na Penumbra: Os maduks enxergam duas vezes mais longe que os seres humanos sob a luz das estrelas, da lua, de tochas ou outras condições de iluminação precária. Nessas situações, eles ainda conseguem distinguir e criaturas e detalhes.
- Talento Racial 1º Nível/Balanço (Ext): Se optar por escolher este talento no 1º nível de personagem você pode usar uma corda (ou sua variante) esticada e presa em alguma coisa para usar a manobra de investida desde que seu caminho esteja livre e que você tenha no mínimo 3 m de balanço (antes de começar a manobra). Regra de Jogo: Manobra de investida só pode ser feita no solo e sem obstáculos pelo caminho.
- Perícia Racial: Todo maduk ganha à perícia de Escalar como uma perícia racial mesmo que a classe escolhida não use essa perícia.
- Bônus de Perícia: +4 de bônus racial em testes de Equilíbrio e Salto.
- Bônus de Perícia: +2 de bônus racial em testes de Esconder-se e Furtividade.
- Idiomas Básicos: Maduk e Comum.
- Idioma Adicional: Qualquer um (exceto os idiomas secretos, como o Druídico e Dracônico). Os maduk possuem toda a versatilidade e a amplitude de experiência (mesmo que superficial) dos seres humanos. Eles podem escolher: Anão, Élfico, Gigante, Halfling, Rask e Turk. Os rasks negociam com os elfos e os anões com mais frequência do que essas raças tratam entre si, e aprendem os idiomas de seus inimigos.
Classe Favorecida: Guerreiro. A classe guerreira de um Maduk multiclasse é desconsiderada para determinar as penalidades de XP devido a multiclasse (consulte Experiência para Personagens Multiclasse). A cultura dos maduks destaca as virtudes do guerreiro e eles têm facilidade para seguir essa carreira.
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